No homem
No homem podemos ter alterações na Libido, Ereção, Ejaculação e Orgasmo. São quatro fatores independentes que ocorrem numa sequência específica, a pessoa pode não ter libido, pode ter libido e não conseguir ereção, pode ter ereção e não conseguir ejacular, e pode ejacular e não ter orgasmo.
Para se descobrir a causa fazemos um histórico do paciente, principalmente sobre medicações usadas, traumas, tratamentos anteriores, e etc. Fazemos também a avaliação hormonal para checar se não está na Andropausa.
Na Andropausa ou Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino, ocorre uma queda nos níveis do hormônio Testosterona. A queda se caracteriza por níveis de Testosterona Total abaixo de 375 ng/ml ou de Testosterona Livre abaixo de 12,0 ng/ml.
Os sinais são preguiça, perda de pique, excesso de sono, acordar cansado, irritabilidade, variação de humor, perda de concentração e foco, perda de massa muscular, aumento da gordura abdominal, diminuição da libido e dificuldade em manter a ereção.
Existem vários tipos de tratamentos, desde uma cirurgia de varicocele até a Terapia de Reposição Hormonal (TRH). Existem medicações orais, injetáveis, em gel, spray e etc.
Fomos os pioneiros no Brasil a publicar um livro sobre este assunto em 2016.
Na Mulher
Na mulher também pode ocorrer a queda da Testosterona. Os sintomas são parecidos com preguiça, excesso de sono, acordar cansada, irritabilidade, variação de humor, perda de concentração e foco e perda de libido. Na mulher considera-se um nível baixo quando a Testosterona Total está abaixo de 32.0 ng/ml.
Este quadro impacta na vida social e sexual da mulher e diminui as chances de engravidar para 11%.
O tratamento usa muito menos medicação do que nos homens e existem comprimidos, e gel de testosterona para reposição.
Como os níveis normais de testosterona contribuem na obtenção da gravidez, fazemos a Terapia de Reposição Hormonal, antes do tratamento. A testosterona facilita a ação do hormônio FSH, responsável pela indução da ovulação, proporciona um número maior de óvulos e embriões formados e diminuía chance de uma alteração genética chamada Aneuploidia, que é a causa da maioria dos abortos.
É comum homens e mulheres acharem que estão estressados com estes sintomas e procurar um psicólogo ou psiquiatra, que utilizam medicações que pioram o quadro
Nossos tratamentos
Acompanhem nossos conteúdos pelas redes sociais
(15) 3233-0708
Fertilis – Copyright© 2023 – Todos os direitos reservados
Fale com nossa equipe. Agende uma consulta hoje mesmo