logo Clínica Fértilis

Azoospermia

+38 anos de experiência

+ 6000 bebês nascidos

clinica pioneira na região - Sorocaba

alta qualidade na seleção dos embriões

Azoospermia significa ausência de espermatozoides no sêmen ejaculado. De um modo geral pode ser causada pela ausência de produção de espermatozoides pelos testículos (Azoospermia secretora) ou por obstrução do transporte do Líquido seminal (Azoospermia excretora).

significa ausência de espermatozoides no sêmen ejaculado

No caso da azoospermia secretora, existem 62 causas possíveis para o problema, desde Varicocele (Varizes testiculares), traumas, infeções, genéticas, cirúrgicas, radio e quimioterapias e etc.

Nos casos de excretoras a causa mais comum é a vasectomia prévia, ausência dos canais deferentes (que transportam os espermatozoides), chamada de agenesia dos canais deferentes. Infecções obstruindo os canais também são causas de obstrução.

Alguns pacientes não tem espermatozoides no ejaculado, mas ainda produzem uma quantidade mínima. São tão poucos, que quando saem na ejaculação não são vistos no exame de espermograma, mas podem ser usados numa fertilização. Já tivemos casos de gravidez onde o paciente tinha somente 4 espermatozoides.

Para saber se ainda existem espermas nos testículos fazemos uma punção testicular no epidídimo (órgão os espermas recebem o acabamento final e fica em cima dos testículos que é chamada de Aspiração de espermatozoides do Epidídimo (PESA), ou diretamente dentro dos testículos chamada de Aspiração de espermatozoides dos testículos (TESA). Leiam sobre isso nas seções de PESA e TESA.

Essa é uma técnica cirúrgica e invasiva, em que o paciente toma uma sedação geral e o médico cirúrgicamente chega até os testículos, com o auxílio de uma lupa consegue enxergar e retirar os túbulos seminíferos mais "gordinhos" e vascularizados que são mais propensos a encontrarmos espermatozóides. Há quem diga que se não encontrar no TESA não encontra na Micro-TESE e há quem diga o contrário. Os espermatozóides encontrados, possuem as mesmas características do TESA e podem ser injetados pela técnica de ICSI.

As técnicas de TESA e Micro-TESE, são técnicas muito utilizadas nos casos de azoospermias secretoras ou não obstrutivas, que são aquelas em que há uma deficiência da produção dos espermatozóides e representam 70% dos casos de azoospermia. As causas desse tipo de azoospermia são variáveis: alterações hormonais, alterações testiculares, criptorquidismo, alteração genética, infecciosa, pacientes que fizeram quimioterapia ou radioterapia; ou sem causa aparente.

Aqui vai começar
a história de AMOR
mais incrível da sua vida

Nossos tratamentos

Acompanhem nossos conteúdos pelas redes sociais

Agende sua consulta agora mesmo, basta selecionar o dia e horário clicando ao lado >>>

logo Clínica Fértilis

Clínica Fértilis de Medicina Reprodutiva. Pioneira na reprodução humana através de Fertilização "In Vitro", em Sorocaba.

ANVISA RDC 771 dezembro de 2022

(15) 3233-0680
(15) 3233-0708
(15) 98169-5699
Rua Marcelino Soares Leite, 33
Trujilo – Sorocaba – SP
CEP: 18060-390 – Brasil

Fertilis – Copyright© 2023 – Todos os direitos reservados