logo Clínica Fértilis

Congelamento e criopreservação de embriões, óvulos, espermatozóides e tecido ovariano

+38 anos de experiência

+ 6000 bebês nascidos

clinica pioneira na região - Sorocaba

alta qualidade na seleção dos embriões

Com o avanço e desenvolvimento das técnicas de Reprodução Assistida, e dos protocolos de estimulação ovariana, as pacientes podem ter um alto índice de óvulos e embriões nos tratamentos de FIV, ou seja, um número acima do necessário para transferência.

Por isso, foram desenvolvidos métodos para manter esses embriões armazenados e íntegros, para um posterior tratamento, através do congelamento e armazenamento em nitrogênio líquido a uma temperatura de -196ºC.

Um programa de criopreservação tem como principal objetivo causar o menor dano possível no momento em que os embriões estiverem expostos a uma temperatura extremamente baixa e não natural(fisiológica). Durante o processo de criopreservação de embriões, alguns fatores devem ser considerados, como: idade da paciente, quantidade e qualidade dos embriões criopreservados.

Devem se congelar, por norma da ANVISA, os embriões excedentes viáveis ou de boa qualidade, para utilizar em uma nova e futura tentativa de engravidar. Assim poupamos a paciente da estimulação ovariana e dispensamos a necessidade de nova aspiração de óvulos, e novos gastos com medicações. O tempo de armazenagem em nitrogênio líquido é indeterminado. O embrião que ficou mais tempo congelado e gerou uma gravidez tinha 22 anos de congelamento.

CRIOPRESERVAÇÃO DE ESPERMATOZÓIDES

A criopreservação ou congelamento de espermatozoides, é o método desenvolvido para preservar a fertilidade masculina que permite ao paciente manter seus gametas com o mesmo grau de qualidade e concentração. É utilizada antes de o paciente ser submetido à tratamentos de quimio ou radioterapia, antes de realizar vasectomia ou mesmo para casais em tratamento cujo marido por algum motivo não possa estar presente no dia da coleta dos óvulos, deixando armazenados seus espermatozoides.

Desse modo, um paciente diagnosticado com Câncer, por exemplo pode colher amostras que serão armazenadas para uso futuro.

Segundo a última norma do conselho Federal de Medicina (CFM) essas amostras precisam ter, além do contrato de armazenamento um documento, expressando a vontade do paciente quanto ao uso do material. Se ele quer que seja usado somente se estiver vivo, ou após sua morte e por quem.

No processo de congelamento, o paciente colhe uma ou mais amostras e estas são armazenadas por tempo indeterminado. O sêmen que ficou armazenado por mais tempo , foi descongelado e ocorreu a gravidez , foi de 22 anos.

CRIOPRESERVAÇÃO DE ÓVULOS

Atualmente vêm crescendo o número de mulheres que adiam o sonho da maternidade para se dedicar à carreira, estudos e ao mercado de trabalho.

Nestes casos, a criopreservação de óvulos, apresenta-se como uma técnica moderna e alternativa para a preservação da fertilidade feminina pois possibilita à mulher estocar e preservar seus óvulos jovens, antes de perder a qualidade ou a total função ovariana, permitindo que, mais tarde, quando estiver decidida, obtenha sucesso na gravidez.

O congelamento de óvulos é realizado através do método de vitrificação, que protege a célula e mantém suas funções. Como os óvulos são células grandes e cheias de água em sua composição, elas são desidratadas e depois imersas em um meio crioprotetor para serem congeladas. A técnica de vitrificação permite que o congelamento seja tão rápido, que não se formem aquelas espículas que vemos num bloco de gelo e, portanto; diminuem a chance de causar dano as estruturas do óvulo.

Alguns tipos de drogas utilizadas no tratamento quimioterápico para câncer podem causar infertilidade, tanto no homem, como na mulher, como por exemplo a Ciclofosfamida. Os oncologistas, por meio de pesquisas, constataram que drogas quimioterápicas utilizadas, principalmente, nos tratamentos de linfomas, de leucemias e de câncer de mama causam taxas de infertilidade acima de 50%, para ambos os sexos. Os remédios do composto quimioterápico para matar as células cancerosas podem também destruir as células que originam os óvulos e os espermatozoides.

Dessa forma o congelamento de óvulos ou mesmo do tecido ovariano pode ser realizado previamente ao tratamento do câncer para preservação de sua fertilidade.

CRIOPRESERVAÇÃO DE TECIDO OVARIANO

A técnica de criopreservação do tecido ovariano é indicada principalmente a mulheres com alto risco de tornarem-se inférteis como, pacientes submetidas à quimioterapia ou radioterapia.

Através desta avançada e promissora técnica onde o tecido ovariano é congelado em nitrogênio líquido a -196ºC (semelhante à criopreservação de embriões), é possível obter-se a preservação da função endócrina e reprodutiva dos ovários após o descongelamento.

A criopreservação é feita pelo método de Vitrificação em que se usa altas concentrações de crio protetores que "protegem" o material das baixas temperaturas. Após a retirada do ovário, no laboratório o ovário é fatiado em vários fragmentos de 1cm2 que serão então congelados.

Após o descongelamento e recolocação deste tecido no ovário remanescente, este método permite que a paciente seja capaz de ovular e engravidar naturalmente ou com auxílio de técnicas de Reprodução Assistida.

Esta técnica tem sido altamente recomendada para pacientes com câncer antes de serem submetidas à quimioterapia, visto que, com o avanço da medicina tem se aumentado as chances de sucesso no tratamento do câncer.

É uma técnica restrita a poucos centros no mundo e já foi relatado casos de gravidez na literatura mundial.

Aqui vai começar
a história de AMOR
mais incrível da sua vida

Nossos tratamentos

Acompanhem nossos conteúdos pelas redes sociais

Agende sua consulta agora mesmo, basta selecionar o dia e horário clicando ao lado >>>

logo Clínica Fértilis

Clínica Fértilis de Medicina Reprodutiva. Pioneira na reprodução humana através de Fertilização "In Vitro", em Sorocaba.

ANVISA RDC 771 dezembro de 2022

(15) 3233-0680
(15) 3233-0708
(15) 98169-5699
Rua Marcelino Soares Leite, 33
Trujilo – Sorocaba – SP
CEP: 18060-390 – Brasil

Fertilis – Copyright© 2023 – Todos os direitos reservados