Azoospermia significa ausência de espermatozoides no sêmen ejaculado. De um modo geral pode ser causada pela ausência de produção de espermatozoides pelos testículos (Azoospermia secretora) ou por obstrução do transporte do Líquido seminal (Azoospermia excretora).
No caso da azoospermia secretora, existem 62 causas possíveis para o
problema, desde Varicocele (Varizes testiculares), traumas, infeções, genéticas,
cirúrgicas, radio e quimioterapias e etc.
Nos casos de excretoras a causa mais comum é a vasectomia prévia, ausência
dos canais deferentes (que transportam os espermatozoides), chamada de
agenesia dos canais deferentes. Infecções obstruindo os canais também são
causas de obstrução.
Alguns pacientes não tem espermatozoides no ejaculado, mas ainda produzem uma quantidade mínima. São tão poucos, que quando saem na ejaculação não são vistos no exame de espermograma, mas podem ser usados numa fertilização. Já tivemos casos de gravidez onde o paciente tinha somente 4 espermatozoides.
Para saber se ainda existem espermas nos testículos fazemos uma punção testicular no epidídimo (órgão os espermas recebem o acabamento final e fica em cima dos testículos que é chamada de Aspiração de espermatozoides do Epidídimo (PESA), ou diretamente dentro dos testículos chamada de Aspiração de espermatozoides dos testículos (TESA). Leiam sobre isso nas seções de PESA e TESA.
Essa é uma técnica cirúrgica e invasiva, em que o paciente toma uma sedação geral e o médico cirúrgicamente chega até os testículos, com o auxílio de uma lupa consegue enxergar e retirar os túbulos seminíferos mais "gordinhos" e vascularizados que são mais propensos a encontrarmos espermatozóides. Há quem diga que se não encontrar no TESA não encontra na Micro-TESE e há quem diga o contrário. Os espermatozóides encontrados, possuem as mesmas características do TESA e podem ser injetados pela técnica de ICSI.
As técnicas de TESA e Micro-TESE, são técnicas muito utilizadas nos casos de azoospermias secretoras ou não obstrutivas, que são aquelas em que há uma deficiência da produção dos espermatozóides e representam 70% dos casos de azoospermia. As causas desse tipo de azoospermia são variáveis: alterações hormonais, alterações testiculares, criptorquidismo, alteração genética, infecciosa, pacientes que fizeram quimioterapia ou radioterapia; ou sem causa aparente.
Aqui vai começar
a história de AMOR
mais incrível da sua vida
Nossos tratamentos
Acompanhem nossos conteúdos pelas redes sociais
Fertilis – Copyright© 2023 – Todos os direitos reservados
Fale com nossa equipe. Agende uma consulta hoje mesmo