O exame de Espermograma avalia a contagem (concentração), motilidade (movimentação), morfologia (formato) e vitalidade (quantidade de vivos).
Quando existe baixa quantidade de espermatozoides no ejaculado é chamado da oligospermia, se a deficiência for de motilidade Astenospermia, se for de morfologia Teratospermia. Podem haver várias deficiências na qualidade, conjuntamente e nesse caso se unem os nomes. Quando há deficiência em todos os parâmetros chamamos de Oligoastenoteratospermia (OATS). Quando não existem espermatozoides no ejaculado chamamos de Azoospermia, e também pode ser por ausência de produção (secretora) ou por interrupção no transporte (excretora).
Para fins do tratamento solicitamos a coleta dos espermatozóides, que vão ser utilizados para a fecundação. Quando o paciente apresenta espermatozoides no ejaculado a coleta é normalmente feita por masturbação.
Para a coleta, solicitamos ao paciente que respeite a abstinência de no mínimo 48h. A coleta deve ser feita de preferência na clínica, porém em casos especiais o paciente pode colher fora e trazer o material imediatamente. Nunca deve ser utilizado preservativo normal pois o mesmo contém um agente que mata os espermatozoides (espermicida).
Quando o paciente não apresenta espermatozoides no ejaculado, a coleta é feita diretamente dos testículos ou de um órgão que fica ao lado do Testículo chamado de Epidídimo.
As técnicas de coleta direta, incluem a Aspiração Percutânea de Espermatozoides dos Epidídimos (PESA), Aspiração Microcirúrgica de Espermatozóides dos Epidídimos (MESA), Aspiração de Espermatozóides dos Testículos (TESA), e Microextração de Espermatozoides dos Testículos (Micro tese).
Na PESA o paciente recebe anestesia local e a punção é feita com seringa de tuberculina, nos locais onde pode haver concentração de espermatozoides.
"O fator masculino é responsável por 40% dos casos de infertilidade"
No caso da Microtese é feita uma micro cirurgia no Testículo, sob sedação e com auxílio de um microscópio cirúrgico.
Tanto as amostras coletadas por masturbação como as coletadas pelas técnicas acima podem ser armazenadas por meio de congelamento para uso posterior, desde que tenham um mínimo de condições para isso.
Hoje os parâmetros normais de um Espermograma são:
Volume: > 1,5 ml e < 6.0ml,
Concentração: > 15 milhões de espermatozoides por mililitro de ejaculado
Motilidade: > 32% de graus A+B / > 40% de graus A+B+C
Vitalidade: > 58% de vivos
Morfologia: > 4% por Kruger.
Aqui vai começar
a história de AMOR
mais incrível da sua vida
Nossos tratamentos
Acompanhem nossos conteúdos pelas redes sociais
Fertilis – Copyright© 2023 – Todos os direitos reservados
Fale com nossa equipe. Agende uma consulta hoje mesmo