Varicocele

O nome varicocele vem do grego varicos = varizes e cele = bolsa. É uma doença que acomete 1 em cada 5 homens, e se caracteriza pela presença de varizes na bolsa escrotal. Pode ser uni ou bilateral e ter 3 graduações (I,II,III). No grau I a presença da varicocele é detectada somente por exames como ultrassonografia com Doppler. No grau II, ela é detectada no exame médico local (palpação) com manobra de Valsalva (forçar a expiração aumentando a pressão abdominal). No grau III ela é visível a olho nu. As veias escrotais se dilatam e ocorre um refluxo venoso em direção aos testículos. A congestão sanguínea local leva a um acúmulo de substâncias tóxicas e aumento da temperatura local levando a um "stress" e alterando assim a função dos testículos.

A varicocele causa uma intoxicação testicular levando a uma diminuição na produção de espermatozóides e/ou hormônios masculinos. É a causa mais comum de infertilidade masculina e uma das causas de diminuição na produção do hormônio masculino, a Testosterona levando a Andropausa.

A Varicocele não costuma causar sintomas clínicos, sendo um achado nos casos de infertilidade ou disfunção sexual. Entretanto, quando presentes os principais sintomas da varicocele são o aparecimento de veias dilatadas na bolsa escrotal, e presença de dor referida como um "peso" local. Sendo mais freqüente do lado esquerdo (80% dos casos).

O tratamento da varicocele é cirúrgico e apresenta um bom prognóstico.

 

Próxima Página

 

Clínica Fertilis - Rua Marcelino Soares Leite, 33 - Trujillo - Sorocaba-SP - CEP: 18060-390 - Brasil
Fone/Fax: +55 (15) 3233-0708 / (15) 3233-0680 / (15) 3233-0279