/ClinicaFertilis
15 3233.0708 | 3233.0680 | 3233.0279
15 98169-5699
Agende sua consulta pelo Whatsapp
VOLTAR PARA MENU MÍDIA
A impotência pode ser causada por uma combinação de fatores, parte física, parte psicológica. Usualmente o problema físico começa primeiro e gradualmente piora. Secundariamente medos psicológicos e ansiedades aparecem tornando o sexo uma experiência problemática.
Muitas pessoas com diabete podem perceber isto. Um problema físico leve pode levar a uma impotência psicológica que tem um efeito muito maior. Um médico não especializado pode ver o problema de impotência como sendo inteiramente psicológica - um diagnóstico errado - e falham no tratamento da causa física primária. Um especialista treinado será capaz de detectar o problema real.
Como existe um número grande de fatores envolvidos , a combinação de tratamentos varia para cada indivíduo, porém normalmente inclui um aconselhamento para ajudar o paciente a perceber que o problema físico causou o problema de impotência primeiro e esse pode ser tratado.
É importante entender que não existe uma causa comum para todos os casos. Por essa razão é melhor ver a impotência como um problema médico, como qualquer outro, e realizar um profundo e apropriado estudo diagnóstico da(s) causa(s). Uma vez feito o diagnóstico, o tratamento é normalmente simples e oferece uma completa restauração da função normal.
Existe um número de tratamentos que, uma vez que a causa da impotência seja estabelecida, podem ser empregados. Alguns desses tratamentos são mais efetivos do que outros.
Entre os tratamentos para a impotência física, podemos citar as Auto-aplicações de drogas vasoativas, programa de Reposição Hormonal , Medicações orais, Cirurgias Vasculares e Implantes de Próteses Penianas, Vacuoterapia, Controles de hábitos (fumo e álcool) e de medicações (substituição de drogas).
Já para os tratamentos de impotência psicológica podemos citar, a Abordagem sensorial, Exercícios de controle de stress, Terapia Psicosexual, Hipnose, e terapia com drogas injetáveis.
No tratamento com autoaplicação, certas drogas são injetadas no pênis e estas ajudam a relaxar a musculatura dos corpos cavernosos e dos vasos sangüíneos permitindo um maior fluxo de sangue para o pênis causando o seu enchimento. Elas podem ser injetadas pelo próprio indivíduo antes do sexo, e a restauração das ereções normais pode acontecer, com alta taxa de sucesso.
O programa de Reposição Hormonal é usualmente indicado se os níveis hormonais estão deficientes. Com a evolução dos sistemas de administração dos derivados da Testosterona, é possível repor as doses fisiológicas do indivíduo simulando a secreção natural do hormônio pelo organismo. Essa administração pode ser feita por via oral, intramuscular, por implante subdérmico, transdérmico e bucal.
Está em estudo uma droga vasodilatadora (Sildenafil), que tem a mesma ação das drogas injetadas no pênis, porém seu uso ainda não está liberado para a prática clínica diária.
As cirurgias estão indicadas nos problemas arteriais, problemas venosos e nos implantes penianos. As cirurgias arteriais estão indicadas para aumentar o suprimento sangüíneo do pênis, porém seus resultados deixam a desejar.
As cirurgias venosas, usadas para diminuir a drenagem venosa estão indicadas nos casos de fuga venosa com alto índice de sucesso, principalmente quando combinadas com cirurgias venosas escrotais para reparo das varizes testiculares (Varicocele).
O implante de um bastão semi-rígido ou inflável no pênis sustenta a ereção. Vários tipos de próteses estão disponíveis para uso. este tratamento tende a ser usado somente como ultimo recurso e pode ser eventualmente evitado. Está indicado nos casos de lesão espinhal, nos casos de obstrução arterial, nos casos de diabete com lesões nervosas, em pacientes em que outros tratamentos falharam e em pacientes idosos (>65 anos).
Na Vacuoterapia, um tubo cilíndrico é colocado no pênis e, por meio de uma bomba de sucção , o pênis inicia uma ereção. Essa ereção é mantida colocando-se um anel de borracha na base do pênis. Não existem provas de que esse tipo de tratamento seja efetivo, uma vez que o fluxo de sangue é grandemente reduzido com esse método.
Sempre deve se orientar os pacientes quanto aos hábitos e medicações . Em alguns casos as drogas causadoras de impotência podem ser substituídas por outras que não causem problemas. A redução do uso de álcool e fumo pode ser de ajuda no tratamento.
INSTITUCIONAL
INFERTILIDADE
TRATAMENTO
DISFUNÇÃO SEXUAL
MANUAL PACIENTES
FERT-ASSIST
PESQUISA
CONTATO
fertilis@globo.com
15 3233.0708 / 3233.0680 / 3233.0279
Rua Marcelino Soares Leite, 33
Bairro Trujilo - Sorocaba/SP
CEP 18060-390 - Brasil