Tratamento Imunológico (12)

12) HLA-G Solúvel

O HLA-G é um tipo de molécula MHC classe l não-clássica produzida pelo embrião e por células do timo. Acredita-se que ele desempenhe um papel de importância do desenvolvimento da gestação, participando do com­plexo mecanismo de aceitação imunológica do embrião semi-alogênico pelo organismo materno.

Uma forma solúvel do HLA-G pode ser detectada no meio de cultura em que se desenvolvem os embriões em ciclos de fertilização in vitm. Estudos têm demonstrado taxas de implantação expressivamente maiores em embri­ões produtores do HLA-G solúvel, com taxas de gravidez clínicas significativamente maiores. Além disso, a expres­são do HLA-G solúvel também parece se correlacionar com a taxa de clivagem do embrião em desenvolvimento. Assim, a presença do HLA-G solúvel no meio de cultura dos embriões pode representar um marcador útil da com­petência dos mesmos em termos de potencial de originar uma gestação.

Até o momento, a classificação e a seleção dos em­briões para transferência têm se baseado tão somente em características morfológicas, como número de blastôme-ros, grau de fragmentação e simetria dos blastômeros, entre outras. A pesquisa do HLA-G solúvel pode, portan­to, representar uma valiosa ferramenta bioquímica com o objetivo de aumentar a eficácia do processo de seleção de embriões para transferência em ciclos de fertilização in vitm, possivelmente melhorando as taxas de gestação e, por meio do aumento das taxas de implantação, permi tindo a transferência de um menor número de embriões em cada ciclo, reduzindo assim o percentual de gestações múltiplas.

 

 

Próxima Página

Clínica Fertilis - Rua Marcelino Soares Leite, 33 - Trujillo - Sorocaba-SP - CEP: 18060-390 - Brasil
Fone/Fax: +55 (15) 3233-0708 / (15) 3233-0680 / (15) 3233-0279