Miomas

Por definição os Miomas são tumores benignos oriundos de uma fibra muscular. Existem vários tipos de Miomas ou Fibromiomas no corpo mas o termo Mioma é reservado para aqueles que aparecem no útero.

Apesar de serem benignos, podem ter crescimento rápido ou lento, são muito vascularizados e podem sangrar muito, são mais comuns na raça negra, e causam ou compressão de órgãos adjacentes ou hemorragia. Também podem ter outras intercorrências menos comuns.

A classificação dos Miomas é feita de acordo com sua localização. Se forem externos ao útero são chamados de suberosos, se forem dentro da parede do útero são chamados de intramurais, e se forem internos a parede uterina são chamados de submucosos.

Existem outras variações mas as mais importantes são estas. Além do mais eles aumentam com os ciclos menstruais e são dependentes dos hormônio Estradiol.

Em termo de fertilidade os miomas submucosos são os mais prejudiciais pois causam um processo inflamatório local, e atuam como um DIU sendo um "corpo" estranho dentro do útero, impedindo assim a implantação do embrião.

Os externos e intramurais só serão prejudiciais para a fertilidade se tiverem tamanho exagerado.

O tratamento dos miomas pode ser medicamentoso, cirúrgico ou obstrutivo. No tratamento medicamentoso se usam hormônios que causam um bloqueio dos ciclos e sem os hormônios os miomas regridem. Pode ser utilizada a progesterona para inibir o ciclo ou análogos do GnRH para bloquear completamente o ciclo menstrual.

O tratamento cirúrgico pode ser feito por via abdominal com uma cirurgia aberta ou por Videolaparoscopia, ou por via vaginal através da Histeroscopia de pendendo da localização e tamanho do Mioma.

Existe também um método que "entope" os vasos que alimentam o mioma chamado de Embolização. Sem nutrição específica o mioma regride de tamanho.


 

Próxima Página

 

 

Clínica Fertilis - Rua Marcelino Soares Leite, 33 - Trujillo - Sorocaba-SP - CEP: 18060-390 - Brasil
Fone/Fax: +55 (15) 3233-0708 / (15) 3233-0680 / (15) 3233-0279