/ClinicaFertilis
15 3233.0708 | 3233.0680 | 3233.0279
15 98169-5699
Agende sua consulta pelo Whatsapp
VOLTAR PARA MENU MÍDIA
Os Miomas são tumores benignos originários da musculatura do órgão, e também podem ser chamados de Fibromas. Podem ocorrer em vários órgãos do corpo porém são mais conhecidos por sua localização uterina.
A parede do útero tem a massa muscular no centro, chamada miométrio, uma cobertura externa, chamada peritôneo, e uma camada interna, chamada de endométrio. Esta última é a camada que descola e sangra durante a menstruação, quando não houve a fecundação ou quando não ocorreu a gravidez.
Os miomas recebem nomes em referência a sua localização na parede uterina. Assim temos os miomas subserosos (externos), intramurais (no meio da musculatura), e submucosos (internos). Além disso também podem ser classificados quanto as suas características físicas e locais.
Como todos os tecidos do corpo os miomas podem passar por processos como calcificação ou morte do tecido (necrose).
Os principais problemas gerados pelos miomas são o sangramento excessivo na menstruação, ou mesmo fora do período menstrual, compressão de outros órgãos vizinhos, e bloqueio nas trompas, ou útero que pode levar a infertilidade.
Normalmente os miomas são diagnosticados durante o exame ginecológico e confirmados pela Ultra-sonografia ou exames mais invasivos como a Laparoscopia.
Até recentemente seu tratamento era cirúrgico, porém com o advento de medicações especiais que inibem o seu crescimento, passou-se a utilizar um esquema conjunto entre tratamento clínico e cirúrgico. Assim usa-se o tratamento clínico inicialmente para reduzir o volume do tumor e depois se faz a cirurgia, que se torna mais simples, rápida e fácil.
Nos casos de mioma associado a infertilidade o prognóstico depende da localização e tamanho do mioma. Se o mioma não for grande e estiver localizado interna ou externamente ao útero não se faz necessária a correção cirúrgica, a qual poderá ser realizada durante o parto. Também nesses casos não há influência na obtenção da gravidez
Por outro lado se o mioma é interno prejudica a implantação do embrião para desenvolver a gravidez. Neste caso o tratamento clínico e se necessário cirúrgico deve ser realizado.
Raramente é necessária a extirpação total do útero em decorrência de miomas porém em alguns casos se faz necessária. Normalmente os miomas são retirados e o local é suturado, permanecendo o útero integro.
A tendência de tratamento hoje em dia é de se fazer apenas o tratamento clínico sempre que possível e quando necessário o tratamento cirúrgico.
INSTITUCIONAL
INFERTILIDADE
TRATAMENTO
DISFUNÇÃO SEXUAL
MANUAL PACIENTES
FERT-ASSIST
PESQUISA
CONTATO
fertilis@globo.com
15 3233.0708 / 3233.0680 / 3233.0279
Rua Marcelino Soares Leite, 33
Bairro Trujilo - Sorocaba/SP
CEP 18060-390 - Brasil