43) Modernos métodos anticoncepcionais

Todo método anticoncepcional deve seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) que recomenda que o bom método anticoncepcional deve ser fácil de usar, de baixo custo, sem ou com poucos efeitos colaterais, eficiente e  reversível.
           
Nenhum método consegue seguir todas essas recomendações e os que conseguem uma boa performance em todos os quesitos são os métodos escolhidos para serem usados pelos especialistas.           
           
Além do mais sua eficiência é calculada pelo indice de Pearson. Verifica-se quantas mulheres, em um grupo de mil, conseguem engravidar usando um tipo de método anticoncepcional.  Assim temos que se duas mulheres engravidarem serão duas em mil levando a um indice de 0.02. Portanto quanto mais baixo o índice melhor o método anticoncepcional.
           
Todos os métodos devem ser explicados , oferecendo alternativas para que o casal consiga fazer seu planejamento familiar respeitando seus principios religiosos, morais, sociais e pessoais.
           
A maioria das mulheres desconhece  outros métodos que não os clássicos como coito interrompido, preservativo, pílulas, e DIU.
           
O método mais difundido ainda é a pílula combinada com dois tipos de hormônios em microdoses. Seu índice de eficiência é de 0.04 quando usada adequadamente.

 

Voltar ao Menu Mídia Próxima Página

Clínica Fertilis - Rua Marcelino Soares Leite, 33 - Trujillo - Sorocaba-SP - CEP: 18060-390 - Brasil
Fone/Fax: +55 (15) 3233-0708 / (15) 3233-0680 / (15) 3233-0279