35) Distúrbios sexuais em homossexuais masculinos

Desde 1985, pesquisadores americanos relataram um aumento na procura por ajuda médica devido a distúrbios sexuais em homens homossexuais. Esse aumento na frequência de procura por ajuda médica, nesses casos, também tem sido observada em nossa prática médica diária numa porcentagem de até 20%, em relação a anos anteriores.
           
A origem desses distúrbios pode ser orgânica, como em toda a população masculina, psicológica em vários tipos de distúrbios, ou devido as repercussões de outras patologias como a AIDS.
           
A incidência de fatores orgânicos é semelhante a da população masculina heterossexual. Os fatores mais encontrados são os distúrbios de libido (apetite sexual), de ereção (disfunção erétil), de ejaculação (disfunção ejaculatória), e de orgasmo (disfunção orgásmica), ou a soma de alguns desses distúrbios. Além do mais distúrbios hormonais como a Andropausa (queda nos níveis de Testosterona também chamada de menopausa masculina) que também afetam os homossexuais com idade mais avançada.
           
De um modo geral poucos procuram ajuda para mudar sua orientação sexual mas existe evidência de que, pelo menos para alguns, isso seja possível. Entretanto a maior razão para procura por ajuda é a presença de disfunção sexual a qual é tratada em homens homossexuais do mesmo modo que nos heterossexuais.
           
Dentre os fatores psicológicos podemos citar os conflitos decorrentes da escolha de comportamento, de conflitos quanto a posição frente ao relacionamento interpessoal (ativo / passivo), medo de contaminação principalmente pelo HIV, e pela ansiedade social quanto a discriminação frente ao seu comportamento sexual.
           
A infeção pelo HIV parece estar associada com um risco maior de desenvolvimento de disfunção sexual em seropositivos, particularmente em relação a dificuldades ejaculatórias. Entretanto existem algumas indicações de que a inibição da ejaculação é de algum modo um frequente problema entre homens gays, e tem sido mais difícil tratar esse tipo de disfunção do que outros tipos de disfunção sexual.

De um modo geral tem havido uma ênfase em estudar as possíveis causas e tratamentos que podem ser úteis nesses casos.   

Voltar ao Menu Mídia Próxima Página

Clínica Fertilis - Rua Marcelino Soares Leite, 33 - Trujillo - Sorocaba-SP - CEP: 18060-390 - Brasil
Fone/Fax: +55 (15) 3233-0708 / (15) 3233-0680 / (15) 3233-0279