26) Como reconhecer uma disfunção sexual

Muitos pacientes nos procuram com dúvidas sobre sua performance sexual questionando se eles estão impotentes ou não. Após a análise clínica e laboratorial, de cada caso podemos chegar a uma conclusão sobre o caso.
           
Esse questionamento  nos fez pensar em escrever sobre como reconhecer uma disfunção sexual e quando é necessária a ajuda de um especialista.
           
Alguns sintomas são determinantes para que o indivíduo procure ajuda médica.
           
No caso da Libido ou “Apetite Sexual” , uma diminuição no desejo , um aumento no intervalo das relações sexuais, a necessidade de estímulo para obter excitação e os sintomas da Andropausa (ver quadro abaixo), são motivos para a procura de um médico.

Sintomas Inespecíficos

Sintomas  Específicos

Distúrbios na ereção, como ausência de ereções noturnas e matinais, dificuldade para conseguir e manter a ereção, ereção incompleta e perda de ereção durante o ato são sintomas de problemas sexuais.

Alterações na ejaculação como ejaculação precoce ou sem controle desde o início da vida sexual ou adquirida depois disso, ejaculação prematura ou antes da penetração, ejaculação retardada ou ausente, e alterações nas características da ejaculação como pouco volume e  baixa pressão, também podem ser sintomas relacionados a problemas sexuais.
           
Por fim, alterações no orgasmo, como diminuição na intensidade, ausência ou retardo, são sintomas de disfunção sexual.

Cada caso é diferente e deve ser avaliado por um especialista. Certa vez um senhor nos procurou dizendo que seu ritmo sexual era de 5 vezes ao dia. Você não leu errado ele tinha 5 mulheres que habitavam o mesmo teto com ele, as quais posteriormente ele trouxe ao consultório. Segundo seu relato ele tinha uma relação pela manhã, uma na hora do almoço com outra mulher, uma a tarde numa escapadela do trabalho, uma a noite , e outra antes de dormir. Essa incrível história foi confirmada pelas “esposas”.

Apesar disso tudo ele nos procurou por ter diminuído seu ritmo para 3 relações ao dia e se sentia impotente. Obviamente, após os exames não foi constatado nenhum problema de “funcionamento” sexual, mas sim uma diminuição em sua capacidade física para exercer tal ritmo sexual.

Esse caso demosntra que nem sempre a auto avaliação, ou mesmo a presença de alguns sintomas esteja relacionado a problemas sexuais de verdade.

De um modo geral podemos dizer que os pacientes com algum tipo de sintoma devem procurar ajuda especializada, mesmo que seja para uma avaliação, e para serem tratados imediatamente evitando que os sintomas se agravem. Felizmente hoje dispomos de um grande arsenal de técnicas e medicações para o tratamento das disfunções sexuais, chegando perto dos 100% de resultados positivos nos tratamentos.

Voltar ao Menu Mídia Próxima Página

Clínica Fertilis - Rua Marcelino Soares Leite, 33 - Trujillo - Sorocaba-SP - CEP: 18060-390 - Brasil
Fone/Fax: +55 (15) 3233-0708 / (15) 3233-0680 / (15) 3233-0279