24) Causas psicológicas da impotência

Além do “Temor de Desempenho” que ocorre por medo da performance sexual, existem outras causas psicológicas que podem levar o indivíduo a ter impotência. Essas causas são menos freqüentes do que as causas masculinas e acredita-se que 30% das causas de disfunções sexuais sejam de origem psicogênica.

O stress e a ansiedade são fatores predominantes para gerar impotência. Um homem pode experimentar ereções normais pela manhã porém falhar durante o sexo com a parceira. Uma variedade de fatores podem entrar em ação, como stress no trabalho, embaraço por ter ejaculação precoce, depressão ou problemas de relacionamento.

A ansiedade é causa comum de disfunção sexual principalmente entre os jovens que sentem insegurança em relação a sua performance e vergonha entre seus colegas pois não procedeu como um verdadeiro “macho”. Além do mais uma possível maior experiência da parceira ou a falta total de experiência pode levar a ansiedade no ato. Também o medo de engravidar pode levar a distúrbios de ejaculação e de impotência.

Alguns especialistas vêem nas crendices populares sobre o sexo e sexualidade causas de problemas psicológicos. Expectativas sobre a performance encontrados na mídia - revistas, jornais e televisão - levam ao desapontamento e a despeito de a realidade parecer deferente da imagem estereotipada. Nem sempre os recordes ou medidas exageradas estão dentro dos limites da normalidade.

A andropausa já foi descrita como causa de disfunção sexual, e hoje é uma entidade bem estudada onde o indivíduo apresenta queda na vitalidade, distúrbios do sono, alterações no humor, tendência a depressão, descalcificação óssea, queda na libido, e por fim disfunção sexual. Em alguns casos pode ocorrer calorões, suores noturnos , problemas circulatórios etc.

A andropausa tem uma origem orgânica na queda dos níveis de Testosterona circulante. As causas podem ser Orgânicas (atrofia testicular, Varicocele, cirurgia testicular, etc.), Hereditárias, Ambientais (obesidade, stress), Psicossociais (depressão, fumo, drogas) e até Socioeconomicas (dieta, higiene pessoal).

Por outro lado a andropausa deve ser diferenciada da chamada “ Crise da meia idade”. Na crise da meia idade podemos ter sintomas semelhantes aos encontrados na andropausa. Entretanto, a crise da meia idade geralmente está relacionada a problemas de trabalho, sociais, ou familiares.

Para o diagnóstico da causa psicológica, além dos dados colhidos na entrevista inicial, devemos excluir, através de exames específicos, as causas orgânicas.

Voltar ao Menu Mídia Próxima Página

Clínica Fertilis - Rua Marcelino Soares Leite, 33 - Trujillo - Sorocaba-SP - CEP: 18060-390 - Brasil
Fone/Fax: +55 (15) 3233-0708 / (15) 3233-0680 / (15) 3233-0279