23) Causas de Impotência

Até recentemente, era comum pensar que a causa da impotência fosse puramente psicológica; um problema da mente. Estudos médicos mostraram que isto não é verdade.
           
Para se obter uma ereção apropriada, os sistemas Endócrino (Hormônios), Nervoso ( Nervos e Cérebro) e o sistema Vascular (Vasos Sangüíneos e Válvulas), além do aparelho genital masculino devem estar intactos.
           
Acredita-se que a impotência seja causada primariamente por fatores físicos - parte ou partes do corpo não funcionam corretamente. Do mesmo modo acredita-se que os fatores psicológicos tendem a aparecer como resultado do fato de o indivíduo experimentar a impotência de origem física. O homem apresenta uma ansiedade secundária denominada “temor de desempenho”. Entretanto, em outros casos existe um fator psicológico primário que leva a impotência.  

As principais causas físicas da impotência são as, deficiências hormonais, diabetes, desordens vasculares (arteriais e venosas), desordens no sistema nervoso, drogas (tóxicos e medicamentos) e álcool.
           
A Testosterona e outros hormônios masculinos são importantes para obter ereções. Vários fatores podem afetar o balanço hormonal. Na maioria dos casos complementos hormonais podem restaurar uma ereção sadia. Por isso é um erro tratar todos os sofredores de impotência com suplementos hormonais.
           
Entre 20 a 30% dos homens diabéticos sofrem de impotência. Entre os efeitos do Diabetes podemos citar os altos níveis de açúcar, deficiência na circulação, danos nas terminações nervosas, artérias afiladas e pressão arterial elevada.
           
As desordens vasculares são decorrentes de obstrução arterial ou dilatação das veias penianas e/ou escrotais (varizes). Nos casos com deficiência arterial a carga maior de sangue necessária para obter a ereção podem não estar chegando ao pênis por causa de um obstrução em uma das artérias.
           
Por outro lado as veias devem reter o sangue no pênis durante a ereção. Quando o homem apresenta varizes nessas veias a drenagem sangüínea ocorre durante a ereção levando a perda da ereção. Nos casos mais graves o indivíduo não consegue obter a ereção.
           
Outra causa indireta de impotência são as varizes testiculares (Varicocele) que levam a uma diminuição na produção de Testosterona pelos testículos levando a uma queda no apetite sexual e consequentemente na função sexual como um todo.
           
No caso do sistema nervoso, os nervos podem estar danificados por lesões espinhais, esclerose múltipla, alcoolismo, cirurgias de bexiga e intestinos.
           
Pessoas que usam uma alta dose de anti-depressivos ou drogas para úlcera gástrica podem ter impotência como um efeito colateral. Drogas para tratamento de pressão alta e mesmo doses maiores de descongestionantes nasais podem também levar a impotência.
           
Também pequenas quantidades de ingestão alcoólica quase sempre aumentam  a resposta sexual, porém grandes doses ou uso prolongado podem causar impotência.
           
As causas de fatores psicológicos serão discutidas na próxima oportunidade.

Voltar ao Menu Mídia Próxima Página

Clínica Fertilis - Rua Marcelino Soares Leite, 33 - Trujillo - Sorocaba-SP - CEP: 18060-390 - Brasil
Fone/Fax: +55 (15) 3233-0708 / (15) 3233-0680 / (15) 3233-0279