Infertilidade

Introdução

Se você e seu marido têm tentado ter um bebe por mais de um ano, sem sucesso, vocês não estão sós.

Quase 9 milhões de casais brasileiros tem dificuldade para conseguir a gravidez. De fato, um em cada cinco casais (20%) terão problemas para conseguir engravidar, durante seus anos reprodutivos.

Durante este tempo, você pode experimentar sentimentos de frustração, ciúmes, culpa, e raiva. Entretanto, uma vez que você começa a conhecer as opções de tratamento, você irá verificar o que , os maiores e mais recentes avanços em medicações, microcirurgias e técnicas de Fertilização In Vitro, oferecem, podem lhe ajudar a ter uma gravidez com sucesso.

Na maioria dos casos, os especialistas podem identificar causas masculinas e femininas, que reduzem a fertilidade. A gravidez é possível, para mais da metade dos casais que seguem o tratamento.

Normalmente, você é avaliada por um Ginecologista/Obstetra generalista ou você pode ir diretamente ao especialista em infertilidade. Enquanto alguns especialistas são Ginecologistas gerais, com interesse especial no tratamento da infertilidade, os especialistas em infertilidade são especializados em Medicina Reprodutiva.

Em aproximadamente 30% dos casais inférteis, a causa está ligada somente ao fator masculino, em 30% está ligado somente ao fator feminino, 30% em ambos e em 10% dos casos não se conhece a causa da infertilidade.

Por Reprodução Assistida deve-se entender o uso de técnicas e medicações que visam a obtenção de uma gravidez. É uma "ajuda" a alguma etapa do processo de fertilização que, por estar comprometida, não permitiu que vocês obtivessem uma gravidez por meios naturais até o momento.

Para muitos casais, que tentaram exaustivamente, tratamentos clínicos e cirúrgicos, estas tecnologias podem oferecer a melhor esperança para gravidez.

Através destas técnicas, vários casais com, outrora, casos intratáveis de infertilidade, podem dar a luz a crianças saudáveis.

As chances de um casal normal engravidar são de 15 a 18% por ciclo de tentativa (ciclo ovulatório). Pode parecer baixo, porém ao final de um ano de tentativas, 92% destes casais conseguem a gravidez. Com estas técnicas de Reprodução Assistida as chances aumentam.

Com a Fertilização In Vitro, a média é de 30 a 60% de chance por ciclo. Assim, o tratamento com Fertilização In Vitro se torna muito mais eficiente do que a natureza. Entretanto, quando olhamos estes números, com a fria lente da matemática, verificamos que, por outro lado, temos +/- 40 a 70% de chance de não obter a gravidez com uma tentativa de  tratamento.

Verificando os resultados de muitos casais, que se submeteram ao tratamento, vimos que, a chance de engravidar por ciclo, permanece constante, em cada casal, mas a chance total de engravidar aumenta (acumula), com o número de tentativas de tratamento.

É por isso que, em muitos países se aconselha ao casal a fazer pelo menos 3 tentativas, e já há países em que são sugeridas 5 tentativas de tratamento no mínimo.

Isto demonstra que, a perseverança faz parte do tratamento, e a chance aumenta com mais tentativas realizadas.

Estas orientações visam a esclarecer algumas dúvidas que possam surgir referentes ao seu tratamento.  Como o volume de informações que teríamos que fornecer é muito grande, para ser feito de uma só vez, acreditamos ser importante a leitura destas orientações para que vocês possam familiarizar-se com o tratamento. (Ver Manual do Paciente)

Desta forma, vocês terão uma idéia geral do que será usado de medicação e como usá-la.  Além disso, fornecemos algumas orientações referentes ao dia da coleta (aspiração) dos óvulos e da colocação dos embriões no útero (transferência).

Não temos a pretensão de ter abordado todas as possíveis perguntas, portanto é fundamental que vocês esclareçam toda e qualquer dúvida que persista em relação ao uso destas medicações ou sobre os procedimentos a ser realizados.
Este pequeno manual ajudará os casais a entenderem as técnicas de Reprodução Assistida, principalmente a técnica que você vai usar, chamada de Fertilização In Vitro ou “Bebe de Proveta”.

Próxima Página

 

 

Clínica Fertilis - Rua Marcelino Soares Leite, 33 - Trujillo - Sorocaba-SP - CEP: 18060-390 - Brasil
Fone/Fax: +55 (15) 3233-0708 / (15) 3233-0680 / (15) 3233-0279